Palestra de Valdecir Pereira no parque de ideias da Expomafe 2019

Empresas de usinagem precisam se adequar à indústria 4.0

Para o diretor da GRV Software, Valdecir Pereira, grande parte das empresas que compõem o setor de usinagem nacional ainda não monitora a produtividade de suas máquinas.

No penúltimo dia da Expomafe (10/05), Valdecir Pereira, diretor de P&D da GRV Software ministrou a palestra CNC Monitor – a primeira plataforma 100% grátis que conecta todas as suas máquinas de usinagem, no Parque de Ideias (área interativa destinada à apresentação de projetos e palestras).

Logo no início, o diretor destacou a importância da digitalização de processos fabris: “Há muita discussão sobre a 4ª Revolução Industrial, porém muitas empresas nacionais ainda estão em uma fase anterior a tudo isso, pois precisam passar por processos de transformação e dar passos introdutórios para essa nova era industrial”.

Pereira explicou que o crescimento da Ásia (exceto Japão) no valor agregado da indústria global ressalta a necessidade de investimentos no parque manufatureiro nacional. “Precisamos melhorar a nossa produtividade para sermos mais competitivos no mercado. O Brasil vem caindo, ano após ano, no ranking mundial de competitividade”, disse.

Para Valdecir Pereira, a maior parte das pequenas empresas brasileiras do segmento de usinagem precisa inicialmente se concentrar na gestão para um dia alcançar o estágio do machine learning e o primeiro passo para isso é digitalizar a fábrica, pois ela gera dados diariamente, porém, poucos aproveitam essas informações. Dados globais apresentados pelo diretor mostram que as máquinas de usinagem estão “arrancando cavacos” apenas metade do tempo em que permanecem ligadas (25% setup de ferramenta, 10% setup de peça, 5% quebra e 10% outros), o que prejudica diretamente a produtividade.

CNC MONITOR: MONITORAMENTO E GESTÃO DE PRODUÇÃO

Desenvolvida pela GRV Software e novidade na Expomafe, o CNC Monitor é uma plataforma gratuita de monitoramento e gestão de manufatura capaz de colher e reunir dados de máquinas e apresentá-los em uma única plataforma. O acesso aos dados em tempo real pode ser feito de qualquer smartphone com sistema operacional Android ou iOS e o app está disponível para download gratuito na Apple Store e na Google Play, além de uma plataforma Web para acesso aos principais gráficos e relógios.

A solução reúne uma série de benefícios para o chão de fábrica, como:

– Aumento da produtividade: monitorando a eficiência de cada máquina ou de toda a fábrica é possível identificar pontos que estão prejudicando o resultado final e repará-los, aumentando assim a produtividade total.

– Ganho de tempo: Identificando falhas e/ou ociosidade, é possível criar planos de melhoria para ganhar tempo e produtividade.

– Mobilidade: é possível tomar decisões seguras do parque fabril independente de onde estiver.

– Dados e gráficos gerenciais: Ganha-se autonomia para solucionar problemas com rapidez através dos alarmes configurados, relatórios e gráficos para avaliar pontos fortes e fracos do processo produtivo e alcançar novos objetivos.

– Histórico de potenciômetro: É possível acompanhar alterações no potenciômetro durante a produção e eventualmente detectar falta de treinamento dos operadores ou problemas nos processos, como por exemplo: vibração, sistema de fixação etc.

Sobre a gratuidade do app, Valdecir Pereira contou que a intenção da GRV é fomentar o mercado: “Por meio do CNC Monitor desenvolvemos diversas parcerias com players do mercado de usinagem, instituições de ensino, usuários e integradores. Também contamos com o apoio de associações como a AMT (Association for Manufacturing Technology) e a Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais).

 

Sobre a GRV

Com mais de 520 clientes em todo o Brasil e experiência de 17 anos, a GRV oferece soluções de gestão para empresas e indústrias que fabricam sob encomenda, como: indústrias de usinagem, ferramentarias, caldeirarias, máquinas especiais, protótipos, dispositivos e automação.

Os produtos da linha Produção Enxuta e Indústria 4.0, são capazes de aumentar a produtividade no menor tempo e custo possível, baseadas em conceitos de Indústria 4.0, manufatura sem papel, WLC (Workload Control), gestão à vista, OEE (Overall Equipment Effectiveness) e IoT (Internet of Things).

GRV CPS (ERP Industrial): Orçamento, controle e planejamento da produção, importação de CAD, inspeção, RNC, financeiro, compras, estoque e faturamento.

Linha produção Enxuta: GRV Connect, GRV Sensor, GRV Vision, GRV Smart, GRV DDO. GRV Follow up e GRV Alert.

Linha indústria 4.0: CNC Monitor, GRV MTConnect e GRV IoT.

A GRV Software também colabora ativamente no desenvolvimento, pesquisa e expansão do protocolo aberto MTConnect com o apoio da AMT Brasil (Association for Manufacturing Technology), que representa construtores e distribuidores de tecnologia de manufatura, atuando como principal voz do setor para acelerar o ritmo da inovação e aumentar a competitividade global da indústria manufatureira. Além disso, disponibiliza materiais gratuitamente e promove cursos e eventos para disseminar e contribuir com o crescimento do setor no Brasil.

Fonte: O mundo da usinagem

Entre em contato

19 4062-9702 
contato@grvsoftware.com.br

Vinhedo - SP (19) 4062-9702
São Paulo - SP (11) 4063-9675
Caxias do Sul - RS (54) 3013-9019
Joinville - SC (47) 3032-0773
Belo Horizonte - MG (31) 4063-9065
Rio de Janeiro - RJ (21) 4063-6075
Curitiba - PR (41) 4063-9657
Serra - ES (27) 4062-9704
Londrina - PR (43) 3032-1626
Porto Alegre - RS (51) 4063-9731