Pular para o conteúdo

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES
DO CNC MONITOR

Nossos especialistas estão sempre antenados nas novidades para trazer os melhores conteúdos para compartilhar com você!

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES
DO CNC MONITOR

Nossos especialistas estão sempre antenados nas novidades para trazer os melhores conteúdos para compartilhar com você!

Integração CNC Monitor 2.0 e Siemens MindSphere

(16/08/2020) – A GRV Software acaba de anunciar o lançamento da versão 2.0 do CNC Monitor, sua plataforma de monitoramento de dados de máquinas CNC. De acordo com a empresa, a nova versão do programa é compatível com 90% das máquinas CNC do mercado. A solução foi projetada para facilitar a gestão do maquinário e trazer ganhos de produtividade.

Nesta versão, o CNC Monitor pode ser integrado ao MindSphere, plataforma IoT baseada em nuvem desenvolvida pela Siemens. A solução conecta máquinas e infraestruturas físicas a dispositivos inteligentes, gerando dados que podem elevar a eficiência dos negócios. “O MindSphere é líder em plataformas de software industrial para Internet das Coisas (IoT) e vem revolucionando a maneira como as empresas se conectam a partir dos dados disponíveis na indústria. Essa parceria com a GRV Software vai elevar o nível de integração do CNC Monitor e ajudar as empresas a se adaptarem à Indústria 4.0”, afirma José Moreira, gerente da Área de Negócios Motion Controls da Digital Industries da Siemens.

Valdecir Pereira, diretor de P&D da GRV Software, afirma que a nova versão do CNC Monitor vai permitir a captura de dados de mais máquinas CNC de forma homogênea e que os dados gerados vão facilitar a gestão. “Conseguimos romper essa barreira, pois até então não havia uma solução para a fábrica que fizesse esse monitoramento com todas as máquinas. Esse é o desafio que está sendo vencido e hoje já estamos integrados com 90% das máquinas CNC existentes no mercado”, aponta Pereira.

Em sua opinião, é necessário “fazer mais com menos” no atual momento da economia: “Precisamos melhorar a nossa produtividade para sermos mais competitivos no mercado. O Brasil vem caindo no ranking mundial de competitividade e hoje ainda estamos lidando com uma pandemia, que além de todos os problemas já conhecidos, também nos faz procurar novas formas de trabalhar com a equipe reduzida”.

Para o diretor da GRV, o primeiro passo para a análise e compreensão de um parque fabril é a captação de dados das máquinas, como: status, rotação do spindle, carga do spindle, carga dos eixos, modo do CNC, programa em uso, alarmes, potência/avanço rápido/avanço de corte do spindle, número de ferramentas em uso, contador de peças, tempo de operação em automático e tempo total de corte.

A nova versão do CNC Monitor terá lançamento online, no dia 20 de agosto às 9h. Inscrições para o evento podem ser realizadas em https://cncmonitor.com.br/lancamento-2-0/.

Transformação digital – Sobre os desdobramentos da pandemia de Covid-19 no processo de transformação digital da indústria, José Moreira avalia que houve uma mudança no padrão de consumo que está exigindo adaptação. De acordo com ele, a indústria está investindo em novos produtos e processos para atender esta nova demanda. “As empresas estão se informando mais sobre benefícios e vantagens da digitalização e procurando formas de investir, seja para aumentar a produtividade, para otimizar processos, para acelerar o time-to-market e também conectar os equipamentos, máquinas e produtos a sistemas em nuvem. Algumas empresas investem para atender a elevada demanda, enquanto outras estão aproveitando o momento para se preparar para o futuro”.

A Siemens acredita que as tendências e as novas tecnologias disponíveis, em conjunto com as necessidades de aumento de produtividade e de rastreabilidade, vão guiar a indústria para um novo período de investimentos, expandindo a Indústria 4.0 no Brasil. “Estamos na era da informação, e a coleta de dados ao longo de toda a vida útil dos produtos possibilitará a geração de informação através de análises, das mais simples (compilação de dados) até as mais avançadas (utilizando Inteligência Artificial). Além disso, existem soluções modernas que facilitam e aceleram o desenvolvimento de novos produtos, permitindo que a digitalização possa ser aplicada desde a concepção do produto, até o acompanhamento de seu consumo”, conclui Moreira.

Fonte: Usinagem Brasil

ESTÁ GOSTANDO DO CONTEÚDO? COMPARTILHE.